QUEM SOU EU

Minha foto
Cuiabá, MT, Brazil
Graduado em Propaganda e Marketing - Universidade Estácio de Sá (RJ) e Pós-Graduado em Gestão de Varejo - Universidade Candido Mendes (RJ). Iniciei minha vida profissional no segmento do Varejo. A partir deste período, curiosamente, a letra "S" passou a fazer parte da minha carreira. Atuei no Sindicato das Casas de Diversões (RJ), SESC/RJ - Secretário da Superintendência dos Centros de Atividades, SENAC/RJ - Coordenador de Projetos no Centro de Empreendedorismo e Comércio , SENAC/MT - Gerente da Unidade Operacional focada no segmento Varejista e no SENAI/MT na Unidade de Relações com o Mercado, contribuindo como Coordenador de Projetos Especiais.

sábado, 9 de junho de 2012

Velhos Rumos, Novos Mares.

Fico imaginando as grandes personalidades do passado, vivendo no mundo atual: Cristovão Colombo compartilharia suas viagens e conquistas no Facebook; Tiradentes convocaria seus seguidores pelo twitter para realização da Inconfidência Mineira; A Princesa Isabel que escrevia em diários, hoje teria um blog com opiniões e argumentos sobre a libertação dos escravos; Santos Dumont divulgaria seus inventos no Orkut; e o mascate ou caixeiro viajante, teriam suas ações mercadológicas integradas com sites de vendas coletivas.


A estabilidade econômica e a ascensão das classes sociais possibilitaram a aquisição de produtos eletrônicos e de informática com preços acessíveis, tornando assim o computador um equipamento popular nos lares e essencial nas empresas. Outro fator predominante foi a forte concorrência entre as operadoras telefônicas, que garantiu um maior acesso à banda larga, além da criação de inúmeros projetos de inclusão digital, realizados por entidades Privadas, ONGs e Governos.
Diante do progresso tecnológico surgem amplas oportunidades, tanto para o empresário, quanto para o cliente, o chamado: e-commerce ou comércio eletrônico. Pesquisas realizadas conseguiram pescar os seguintes dados relativos a este setor: Os itens mais
vendidos
- 1º eletrodomésticos, 2º Informática, 3º eletrônicos, 4º saúde e beleza, 5º modas e acessórios e 6º livros e revistas.;
Média de valores gastos por compra
(Ticket médio)
R$ 350,00;  Ranking de compras por região – 1º Sudeste, 2º Sul, 3º Norte 4º Centro-Oeste e 5º Nordeste; Consumidores por idades, entre 35 e 49 anos (38%), entre 25 e 34 anos (32%), 50 e 64 anos (16%), entre 18 e 24 anos (11%); mais de 64 anos (2%) e até 17 anos (1%) Compras por público em geral ainda predomina o sexo masculino, no entanto em Compras coletivas (64%) feminino e (36%) masculino. (Fonte: E-bit e IPEA)
Diante das pesquisas e dos fatores citados, comprovamos que os atuais e futuros empresários estão embarcando nesta onda, criando lojas virtuais dos mais variados segmentos. Com este promissor canal comercial em alta, as margens são positivas para os dois lados, para o cliente que pode comprar de qualquer lugar e a todo o momento produtos nacionais e internacionais com preços reduzidos. Para o empresário, que diante dos índices menores de tributos, pode oferecer bens e/ou serviços competitivos, além do fator inadimplência ser bem menor, levando em conta que a maioria das operações são efetuadas por meio de cartões de débitos e créditos.
 Àquela velha desconfiança do consumidor em efetuar compras pela internet, com medos dos supostos piratas, sofreu mudanças significativas, diante das ferramentas de segurança disponíveis. Quem compartilha desta opinião, são os clientes que buscam praticidade e agilidade, pois mediante pesquisas on-line, obtém em certos casos, diferenças expressivas na compra de certos produtos ou serviços.
Mas os marinheiros de primeira viagem devem estar pensando... como ter sucesso neste mercado virtual? ....Ou como nadar e não morrer na praia? Assim como em uma loja física (layout do site) devem estar ancorados no atendimento (telemarketing), na disposição das mercadorias (banners, imagens e descrição dos produtos), nas formas de pagamento (boletos e cartões) e principalmente na logística (entrega em domicílio), fatores estes imprescindíveis para a empresa não ficar à deriva, porém o elo de comunicação com o cliente é comum a todos, ou seja, um simples monitor.
Neste segmento as ações de marketing tornam-se mais assertivas, já que a maioria retém as informações dos clientes, com foco nos perfis demográficos e psicográficos, possibilitando estratégias eficientes e eficazes, utilizando-se de e-mail marketing, teaser, mídias sociais, entre outras. Mas, o grande diferencial competitivo, continuará sendo as estratégias criativas e inovadoras, pois só assim conseguirão curtir o sucesso da “telinha”.
Finalizando meus devaneios além-mar, o renomado escritor Fernando Pessoa, editaria em seu e-book o poema: “Navegar é Preciso”...desde que seja na internet!


Vanderlei Siqueira de Mendonça
Graduado em Propaganda e Marketing,
Pós-graduado em Gestão do Varejo.
Artigo publicado no Jornal A Gazeta - Cuiabá/MT - maio 2012

Nenhum comentário: