
Fazendo uma analogia com a teoria de
Isaac Newton, a qual preconiza que toda ação gera uma reação, podemos então adaptá-la
ao campo pessoal e profissional. Mas primeiro devemos entender o que é ação: “ato
ou efeito de agir” seguido de reação “resposta a uma ação por meio de outra”.
Com a permissão do renomado cientista acrescentaria que toda ação gera uma
reação tendo como resultado uma transformação, a qual pode ser positiva, como
já citamos, ou negativa, como a bomba atômica.
Remetendo ao cenário empresarial, percebemos
que este sentimento de criação e inovação, muita das vezes é confundido pelos
nossos empreendedores, fato este comprovadamente percebido com o crescente
número de empresas dos mais diversos segmentos sendo criadas, no Brasil e no
mundo, pois confundem os sentimentos citados, com uma carta de alforria, buscam
a liberdade e o enriquecimento rápido, na verdade predominam em seus corações o
desejo de serem, simplesmente, “patrões”.
Com isto, enfrentam seus medos e
desafios de “bolsos abertos”, obtendo sucesso ou fracasso, pois empregam suas
economias em segmentos que desconhecem, sem a devida análise: perfil do cliente
alvo, localização da empresa, fornecedores, canais de distribuição, carga
tributária, estratégias comerciais, dentre outros. Mas isto só corrobora com o
significado da palavra “empreendedor” (entrepreneur)
de origem francesa significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Este cenário está mudando, estudos
recentes comprovam que 50% das empresas encerravam suas atividades nos
primeiros anos de vida, porém com a criação de órgãos e entidades de apoio ao
empreendedor, com consultorias e cursos norteadores para a área, este índice de
sobrevivência, atualmente, chegou a 76% nos dois primeiros anos de vida, um
mérito perseguido. Vale ressaltar que instituições de ensino fundamental, médio
e superior estão inserindo em suas grades disciplinares a referida matéria,
como forma de preparar seus egressos em suas ambições criativas e inovadoras.
Este fato é relevante, pois é
facilmente percebido, principalmente na tecnologia da informação, com a criação
de empresas no desenvolvimento de sites, games, softwares, relacionamentos...que o diga Mark E. Zuckerberg, um dos
fundadores do facebook, o qual dispensa comentários.
Resumindo, podemos afirmar que
inovação, seria a junção da “ação” com o “novo” em criar uma necessidade ou uma
novidade, a qual ninguém ousou pensar em desenvolver, podendo estar contida em
processos, serviços, gestão, atendimento, design, produtos, tecnologia e etc.
E você o que está esperando?
Transforme suas ideias em soluções sem perder a linha de ação, pois a
perseverança é a reação do sucesso!
Graduado em
Propaganda e Marketing,
pós-graduado em Gestão do Varejo
pós-graduado em Gestão do Varejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário